Top-ads

Instagram

A revolução dos R$0,20

By | 04:49 Leave a Comment


Em 1992, o povo saiu às ruas, tendo como objetivo principal o impeachment do então presidente do Brasil Fernando Collor de Melo e sua retirada do posto. O movimento baseou-se nas denúncias de corrupção que pesaram contra o presidente e ainda em suas medidas econômicas, e contou com milhares de jovens em todo o país. O nome "caras-pintadas" referiu-se à principal forma de expressão, símbolo do movimento: as cores verde e amarelo pintadas no rosto.

As origens do movimento remontam ao final da década de 1980 e início da década de 1990, época em que os estudantes brasileiros, representados pela UNE e pela UBES, tiveram grande protagonismo nas lutas sociais do país. Tal protagonismo deveu-se, sobretudo, às campanhas pela conquista do passe livre nos transportes e da meia entrada nos cinemas, no âmbito da aprovação da lei orgânica dos municípios, consequência da promulgação recente da Constituição brasileira de 1988.

"Após o final da ditadura militar e a reconstrução das entidades estudantis, era necessário apaixonar novamente a juventude por uma utopia, como em 1968".
— Danilo Zimbres, vice-presidente da UBES, gestões 1989/90.2

Antes disso, na década de 60, tantos outros jovens lutaram, foram presos, exilados, torturados e mortos em sua luta pelo fim da ditadura.

Hoje vemos novamente milhares de jovens nas ruas de diversas cidades no Brasil, lutando novamente pelos direitos mais básicos dos cidadãos dessa que já foi a 6ª economia mundial. Hasteando cartazes, faixas, gritando e invadindo símbolos nacionais, parando o país, invadindo as casas pelos canais de TV e pela internet, gerando em nós uma inquietação, uma vontade de estar lá, um peso de responsabilidade que cai sobre os ombros de todo o cidadão. Nos enchendo de orgulho e de esperança.

Os R$0,20 não foi um fim em si, mas foi a gota d'água.

Nosso desejo é que todos eles, corruptos, saiam do poder e libertem o nosso País. Nosso dever é maior que isso: não deixá-los nunca mais entrar.

fontes históricas: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Caras-pintadas
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Copyright Cabide Masculino 2012. Tecnologia do Blogger.

Follow by Email