Top-ads

Instagram

Botas masculinas - qual o modelo que combina mais com o seu estilo?

By | 10:06 Leave a Comment
Se tem uma coisa que eu sou apaixonado (depois de macacão, claro!) são botas!

Amo, das mais clássicas às mais modernas, modelo tênis botinha, galocha, botas mais curtas, mais longas, sociais, esportivas...

Por isso, resolvi fazer uma espécie de "guia" com os modelos mais bacanas de botas que você pode encontrar por ai:

Chelsea Boots



Famosas por seu elástico na lateral, as chelsea tem origem voltada à a montaria, dos caras que andavam à cavalo, durante a Era Vitoriana - por volta de 1830 - lá no Reino Unido.

Com a popularização das referências militares durante o início do Século 20, foram usadas pelos Beatles, que adaptaram o modelo nos anos 60 para a "Beatle Boot", e por muitos outros artistas da época, como Bob Dylan. Aqui no Brasil fez sucesso com a Angélica e suas botas Zebu, nos anos 90.

Botas Country (ou botas de cowboy)





Ninguém sabe exatamente quem é o “inventor” das botas de cowboy, mas de acordo com algumas lendas, o primeiro par de botas country foi feito por um sapateiro em Kansas, no Texas. Após o término da guerra civil em 1865, os vaqueiros que levavam gado para todo o país descobriram que precisariam de um estilo diferente de botas. Os que foram usados durante a guerra simplesmente não atendiam as longas horas de trabalho e as constantes migrações feitas a cavalo para conduzir o gado.
Por volta de 1870 alguns cowboys levaram suas botas a alguns sapateiros (os mais  conhecidos da época eram Charles Hyer, da Hyer Brothers Boots,  em Olathe, Kansas; e HJ “Joe Daddy” Justin, da Justin Boots), e pediram uma bota com o bico mais fino para que pusessem o pé no estribo com mais facilidade; um eixo mais alto para proteger as pernas e botas mais grossas. O cano longo protegia as pernas dos espinhos das árvores, de arame farpado, cobras e outros perigos.
Botas de montaria


Mais famosa entre as mulheres, as botas de montaria já se explicam por si só: são botas para andar a cavalo. Tem o cano mais alto e fivelas laterais. São lindas!
Ainda não vi homens usando por aí nas ruas, mas em vários desfiles é comum vê-las em homens cruzando as passarelas.
Botas sociais
Entre as botas mais sociais mais famosas, temos a Jodhpur, a Balmoralm, as Brogue e a Derby, que ficam muito bem com calças sociais e até com terno completo!





Botas Timberlander

As famosas "botas amarelas" fizeram muito sucesso alguns anos atrás - hoje nem tanto - tem origem na Inglaterra e são fabricadas desde 1960, este modelo era o favorito dos lenhadores por causa da sua resistência ao inverno britânico.


Galochas
São aquelas de PVC, próprias pra proteger da chuva. A gente encontra por aí sendo usava por caras que trabalham em lugares molhados, com lama, sujeira, mas em países da Europa e Estados Unidos são muito usadas, principalmente por causa da chuva e neve - ah, e nos grandes festivais com lama!

Coturnos 

Como eu já expliquei detalhadamente neste post,  o coturno é um tipo de calçado voltado principalmente para o uso militar em atividades de combate. Geralmente são feitos de couro (tratado de maneira especial para tornar-se impermeável), porém tecnologias modernas permitem a fabricação de coturnos com materiais como kevlar e nomex. O objetivo do coturno é oferecer ao combatente uma combinação de atrito com o solo (evitando escorregões), estabilidade do tornozelo (evitando torções) e proteção para os pés. Apesar da aparência rústica, coturnos modernos podem ser bastante confortáveis.
E você, qual o seu tipo preferido de bota? Separei vários modelos que você vai amar, neste link aqui! Com certeza você vai encontrar uma do seu estilo! 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Copyright Cabide Masculino 2012. Tecnologia do Blogger.

Follow by Email