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Sobre o uso de suplementos para exercícios

By | 09:45 Leave a Comment
Você faz uso de suplementos para exercícios?




Cada vez mais comum entre os praticantes de exercícios físicos - quaisquer que sejam - os suplementos estão aí com a proposta de potencializar os resultados, melhorar a performance, acelerar a recuperação da massa muscular, o emagrecimento e o ganho de massa.

Mas, você sabe se está fazendo o uso correto? 



Antes de incluir esses produtos na sua rotina, é essencial saber a função específica  de cada um, e utilizá-lo da maneira certa, de acordo com as suas metas no esporte e sua alimentação – afinal, o principal objetivo da maioria dos suplementos é complementar a dieta e oferecer ao organismo um aporte de nutrientes que nem sempre é possível obter só com a comida. Eles devem estar de acordo com a necessidade individual do atleta e ser utilizado no momento certo.

Dei uma pesquisada em sites específicos e separei uma lista com os benefícios que alguns produtos podem trazer para seu treino e o momento certo de tomar cada um deles:

Cafeína – Para aumentar o pique na corrida e queimar gordura

Os estimulantes à base de cafeína atuam diretamente no sistema nervoso central, aumentando a frequência cardíaca e a temperatura corporal durante o exercício – isso favorece a queima de gordura. Mais: a substância eleva a disposição e a concentração, fatores importante para ter bom desempenho esportivo, e reduz a fadiga física e mental.
Quando tomar? Pesquisas apontam que o suplemento de cafeína tem efeito ergogênico, ou seja, ajuda no rendimento quando consumido cerca de 30 minutos antes do treino.


Whey Protein – Para recuperar e construir músculos

A proteína do soro do leite (whey protein) é fonte de aminoácidos essenciais para a reconstrução das fibras musculares. O suplemento ajuda na recuperação pós-treino, no ganho de massa magra e ajuda a evitar o catabolismo (perda de músculos) durante o exercício. 
Quando tomar? Estudos mostram que o organismo consegue captar melhor os aminoácidos da proteína até uma hora depois do exercício. Porém, o mais importante é garantir a ingestão diária de proteína que seu corpo precisa.

Creatina – Para ganhar explosão e reduzir a fadiga

Ela ajuda a aumentar a potência muscular. Por isso, é mais indicada para atletas que praticam esportes de explosão (levantamento de peso, futebol, lutas, tênis etc.). No entanto, corredores podem tirar proveito desse suplemento se o utilizarem em uma fase do treino na qual estão fazendo muitas atividades de alta intensidade (os populares treinos de tiro). Outro benefício da creatina é que ela ajuda a reduzir a fadiga muscular. Só tome cuidado, pois a cretina causa retenção de líquidos e, consequentemente, aumento de peso – o que atrapalha em esportes de resistência como a corrida.
Quando tomar? Trabalhos científicos revelam que não há diferença significativa na performance se esse suplemento for consumido antes ou depois do treino. No entanto, muitos especialista recomendam ingerir a creatina até uma hora após o exercício, já que nesse momento a absorção de aminoácidos pelo organismo tende a ser maior.

BCAA - para recuperar os músculos

O BCAA possui um papel muito importante na recuperação de lesões musculares, formadas durante um treino de musculação. Durante o treino, o corpo entra em estado catabólico (o catabolismo muscular é um processo no qual existe um desgaste energético muscular, ou seja, uma degradação da massa muscular) e se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado disso é a perda de massa muscular.
Quando tomar? O BCAA estimula a produção de insulina – que é um hormônio altamente anabólico – e com sua elevação, propicia uma ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes, servindo de matéria-prima na construção dos músculos. Assim, permite uma maior entrada de glicose nas células, dando mais energia durante os treinos. Por esses fatores citados, entende-se porque o período ideal para se consumir os BCAA’s é antes e depois dos treinos, para pode suprir todas essas necessidades.


ÚLTIMA E IMPORTANTE DICA:
Lembre-se, você não deve usar suplementos sem a indicação de um nutricionista. E quando for comprar, verifique se a loja onde está comprando é de confiança, se vende produtos legítimos e, é claro, com os melhores preços.

Uma das lojas virtuais que indicamos e que concentra as melhores marcas com os melhores preços é a Loja do Suplemento! 


(fontes: http://www.dicasdetreino.com.br/bcaa-o-que-e-como-e-porque-tomar/
http://suacorrida.com.br/canal/nutricao/quando-um-corredor-deve-tomar-suplementos/ )



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